Organizações

Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave

A Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave encontra-se ao serviço da comunidade desde 1927, ano da construção do então designado Hospital da Misericórdia de Riba de Ave. Apenas em 1933, em homenagem ao seu patrono falecido nesse ano e pai do primeiro provedor, o hospital é rebaptizado como Hospital Narciso Ferreira.

O funcionamento do hospital era então suportado por donativos de empresas locais até ao momento em que a Misericórdia obteve os seus próprios recursos. Considerando os princípios subjacentes à sua génese, o Hospital dedicava-se fundamentalmente à assistência aos mais pobres, procurando, no entanto, obter receitas dos serviços que prestava a quem podia efectuar o pagamento.

Ao longo dos anos a actividade clínica foi substancialmente desenvolvida através de novos acordos com as mais diversas entidades públicas e privadas. Em Fevereiro de 2003, com a inauguração das novas instalações hospitalares, foi atingida uma maior qualidade e abrangência de serviços oferecidos aos utentes.

A Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave, paralelamente à sua intervenção na vertente da saúde, desenvolveu valências de apoio social como o Lar de Acamados Grandes-Dependentes e o Apoio Domiciliário. Os serviços estiveram em funcionamento até Dezembro de 2006, altura em que foram implementadas novas e mais ajustadas respostas às necessidades da população.

Em articulação com os serviços de saúde, a Misericórdia de Riba de Ave manteve o socorro social à população através do apoio psicossocial. Este serviço, constituído em Janeiro de 1999, surgiu com o objectivo de disponibilizar, sem qualquer custo, acompanhamento psicológico e social a todos os utentes da instituição.

Em 2006, com o intento de apoiar os mais desfavorecidos, e considerando a recente evolução demográfica da sociedade portuguesa, alterando o padrão de necessidades dos cuidados de saúde e o aumento de patologias de evolução prolongada, a Misericórdia de Riba de Ave integrou a experiência piloto da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, iniciando a actividade durante o mês em Dezembro.

Mantendo o enfoque na sua Missão, a Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave assinou, em Abril de 2012, no âmbito do Programa de Emergência Alimentar, um Protocolo de Colaboração com o Instituto de Segurança Social, I.P., ficando inserida na Rede Solidária de Cantinas Sociais, o que vem garantir às pessoas e/ou famílias mais carenciadas o acesso a refeições diárias gratuitas. Além do fornecimento das refeições, e em articulação com diversas instituições locais, é desenvolvido um trabalho de intervenção psicossocial junto dos indivíduos com o objectivo de contribuir para a (re)estruturação dos seus projetos de vida, progressiva autonomização dos serviços e efetiva inclusão social.

Em Setembro de 2012, dando resposta a um desafio lançado pela União das Misericórdias, a Misericórdia de Riba de Ave assumiu a gestão do Centro Infantil de Pevidém, uma estrutura com creche e pré-escolar com capacidade para 165 crianças.

PÁGINA: https://www.facebook.com/santacasadamisericordiaderibadeave

Junta de Freguesia de Riba de Ave