O Grupo de Jovens “Cristo, Caminho a seguir” teve o seu início na vontade de um grupo de jovens que sentiu a necessidade de se organizar e reunir para se conhecer melhor e aprofundar a sua fé.
Atualmente, vivemos numa época em que as solicitações são muitas, em que os jovens conseguem muito facilmente ter acesso a muitas diversões. Ainda assim, ao longo dos anos, esse grupo tem sido capaz de se reestruturar e continuar a sua caminhada sempre no sentido de proporcionar aos jovens que terminam a sua caminhada na catequese um espaço de encontro, de reflexão, de partilhas, de convívio, de sorrisos, de aprendizagens.

No ano transacto, comemoramos os 40 anos do grupo com muita alegria e entusiamo. Realizámos uma série de actividades que proporcionaram o encontro entre antigos e atuais membros do grupo. Uma das actividades que mais sorrisos e partilhas proporcionou foi a realização do Auto de Natal “Um Filho nos foi dado”, até porque foi uma pequena peça preparada para apresentação às pessoas da nossa comunidade.

Efetivamente, todos os anos, procuramos estabelecer uma agenda com actividades diversas, sendo que algumas se mantêm constantes. O grupo reúne semanalmente, neste momento aos sábados pelas 20h30. Nas reuniões semanais temos diferentes dinâmicas: abordamos diversas temáticas que suscitam a reflexão e debate dos elementos do grupo; fazemos trabalhos em pequeno e grande grupo e temos momentos de oração. Uma vez por mês, em conjunto com o CNE e a AGP, animamos a Eucaristia na nossa Paróquia.

Este ano já participámos no Fórum Ecuménico, em Coimbra, um encontro entre jovens de todo o país de diferentes religiões cristãs: Católica, Metodista, Lusitana e Presbiteriana. Recentemente, participamos num encontro em Famalicão, organizado pela Pastoral Juvenil, O Hi God, cujo tema foram os sentimentos e afetos.
Mas este é um grupo que está também ao serviço da comunidade em que está inserido. Assim, neste mês de dezembro participaremos na Festa da Criança organizada pelo CNE; a exemplo de anos anteriores, na última 6ª feira acompanharemos o Padre Vítor na sua visita aos doentes da nossa comunidade. Estamos ainda a organizar o 2º concurso de Presépios de forma a tornar presente o verdadeiro espírito e importância do Natal.
Mas ao longo do ano também vamos tendo em outras actividades. Depois de este ano termos acolhido vários jovens de outras paróquias para três dias de diferentes dinâmicas, no próximo ano sairemos da nossa paróquia e participaremos uma vez mais na Páscoa Missionária Jovem, por altura da Quaresma. Em colaboração com os outros movimentos juvenis, organizaremos a Via-Sacra na Sexta-feira Santa.

Estas são apenas algumas das actividades que estão programadas, sempre pensando que somos um grupo de jovens, para jovens mas que está ao serviço de todos, porque queremos manter vivos os valores que estão na base da fundação do grupo.

E para os jovens da comunidade, se quiserem juntar-se a nós é só aparecerem numa das nossas reuniões ou actividades, ou falar com um dos nossos animadores. O grupo está sempre aberto a todos!