Os descendentes do grande industrial famalicense Narciso Ferreira (Pedome, 1862 – Riba de Ave, 1933), deram continuidade à vasta obra social deixada por este benemérito, como aliás era seu desejo, e foram mais longe quando, em 1944, se lançaram no projeto de criação de uma Fundação com o seu nome.

No ano seguinte, foi instituída a FUNDAÇÃO NARCISO FERREIRA, como “pessoa coletiva de utilidade pública administrativa” e especificamente, como “instituto de utilidade local”, no âmbito da assistência social, envolvendo algumas freguesias do concelho, junto ao rio Ave, local onde Narciso Ferreira implantara as suas unidades fabris.

monumento do patrono Narciso FerreiraF

A Fundação Narciso Ferreira surgiu oficialmente em 1945 como a segunda fundação portuguesa do género, pela mão de 10 sócios fundadores: os 7 filhos vivos e as 3 empresas criadas por ele, as duas de Riba de Ave e a Empresa Têxtil Elétrica, em Bairro.
Nasceu “em memória piedosa e justa homenagem social prestada pelos instituidores ao fundador das fábricas que representam uma das mais produtivas atividades desta região e a honesta sustentação de centenares de família” lia-se no Art.º 2º do Regulamento da Fundação.
A Fundação foi de imediato dotada com “dois mil contos” para início de capital, além da alienação de todos os edifícios existentes – entre equipamentos e serviços. Surgia como “uma obra de assistência e utilidade local, destinada a prestar auxílio económico e moral às famílias das freguesias e em especial às dos empregados e operários das fábricas pertencentes aos sócios fundadores” conforme Art.º 1º do mesmo Regulamento.

fundação

Hoje, a Fundação prossegue a sua missão como Instituição Pública de Solidariedade Social (IPSS), com sede em Riba de Ave, onde possui e preserva um vasto património edificado.
Desenvolve um importante papel nas áreas da solidariedade social, da educação e da cultura, bem como no apoio às associações locais e movimentos paroquiais.

Presidente: Raúl José Ferreira, Comendador
Sede:
Avenida Narciso Ferreira 92
4765-202 Riba de Ave – VN Famalicão

Telef.: 252 982 146
Fax: 252 981 324
Site: http://www.fnarcisoferreira.org
Email: geral@fnarcisoferreira.org
Blog: http://fundacaonarcisoferreira.blogspot.com