Voto de Pesar

O Executivo da Junta de Freguesia de Riba de Ave vem por este meio apresentar um voto de pesar pelo falecimento do Dr. Aurélio Fernando Martins Pereira.

É com profunda tristeza que enquanto Ribadavenses recebemos a notícia do falecimento do Homem que revolucionou a Educação na Vila de Riba de Ave e no concelho de Vila Nova de Famalicão, fundador do Externato Delfim Ferreira. É, com certeza, a Ele que devemos a existência de todos os graus de ensino em Riba de Ave há várias décadas.

Exerceu inúmeros cargos na Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, desde Membro do Concelho Municipal a Vereador da Cultura, Deputado Municipal a Presidente da Casa da Cultura, sendo agraciado, posteriormente, com a Medalha de Honra, de Mérito Cultural.

Colaborou com várias instituições locais, desde as Corporações de Bombeiros de Riba d`Ave e Famalicão, até à Fundação Narciso Ferreira.

Destacando-se ainda toda a sua obra publicada, ao longo de mais de cinquenta anos.

No campo do ensino, como pedagogo, professor e educador foi o fundador, proprietário e Diretor do Externato Delfim Ferreira e cofundador da Cooperativa de Ensino DIDÁXIS, em Riba d`Ave, cargos desempenhados com muito carinho, empenho e dedicação que viriam ser reconhecidos, publicamente, pela atribuição da Menção Honrosa do Ministério da Educação, em 1992 e pela atribuição do Grau de Comendador da Instrução Pública.

É com profunda tristeza que o executivo da Junta de Freguesia de Riba de Ave assinala o seu falecimento, transmitindo à sua família e ao Externato Delfim Ferreira o mais sentido pesar.