Inaugurado Restauro da Capela de São Roque

Foram inauguradas a 16 de Agosto as obras de restauro da capela de São Roque. A cerimónia contou com a participaçãoIMG_1786 de dezenas de Ribadavenses que não quiseram perder o momento de reabertura daquele local de culto.

O sucesso deste restauro deveu-se em muito ao esforço da “D. Miquinhas”, zeladora da capela há mais de 6 décadas. Foi fruto do seu empenho continuado que se reuniram a vontade e os fundos necessários para a obra. Entre os apoios conseguidos pontificaram os contributos da Câmara Municipal, da Junta de Freguesia e também da sociedade civil, que aderiu em força às iniciativas realizadas, como a caminhada solidária integrada nas comemorações do 25 de Abril e cuja receita reverteu para o restauro.

Riba de Ave vê assim valorizado um dos elementos mais relevantes do seu património cultural e religioso. A capela de São Roque, que se calcula ter sido construída em 1600, é um dos mais relevantes locais de culto da Vila, tendo sido construída em veneração a São Roque, advogado da peste, peste essa que assolara Riba de Ave nos anos anteriores à edificação deste templo.

Paróquia de Riba de Ave acolhe imagem de Nossa Senhora de Fátima

Entre os dias 7 e 12 de Outubro, a paróquia de São Pedro de Riba de Ave recebe a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, o que já não acontecia há algumas décadas. Todos os grupos e movimentos serão convidados a criar um momento de oração. A imagem peregrina marcará presença na festa de Nossa Senhora do Rosário, a 11 e 12 de Outubro.