Organizações

Riba de Ave Hóquei Clube

“ESCOLA DE CAMPEÕES”

O Riba de Ave Hóquei Clube, enquanto instituição desportiva que é, tem como missão promover não só uma prática desportiva saudável, competitiva e de espírito ganhador, mas, e acima de tudo, servir de suporte social aos jovens de hoje e de amanhã.

Para isso, toda a sua estrutura depende de um modelo organizativo estável, que possibilita aos seus atletas, associados e simpatizantes uma vivência salutar, afastando, para tal, problemas do dia-a-dia e que constantemente assolam, principalmente, os jovens e os seus meios envolventes.

Geograficamente situado na bacia do Ave, Concelho de V. N. de Famalicão, o Riba de Ave Hóquei Clube apresenta-se hoje como uma das mais prestigiadas instituições do Concelho de Vila Nova de Famalicão e, indubitavelmente, a mais mediática de todo o Concelho.

Actualmente, o RAHC ocupa uma posição de destaque no Hóquei Patinado Nacional, sendo o clube de toda a Associação de Patinagem do Minho com maior número de atletas exclusivamente da sua formação, motivo de grande orgulho para todos os Ribadavenses.

Os jovens são, e terão sempre de ser, a nossa prioridade. A sua integração, o seu desenvolvimento enquanto desportistas, mas cima de tudo enquanto Homens, e também a sua potencialização enquanto atletas são as linhas mestras do actual projecto desportivo em prática no Clube.

“A dedicação contínua é o único caminho conhecido para se tornar um vencedor. E essa é uma das principais mensagens transmitidas pelo desporto.

O sucesso que almejarão na universidade e na sua vida profissional também não acontece por acaso – apesar da maioria dos estudantes entrar na universidade sem fazer ideia do nível de exigência a que será sujeito. O desporto surge, assim, como roda motriz de desenvolvimento pessoal que devemos potenciar nos jovens.”

HISTÓRIA

O Riba d’Ave Hóquei Clube é seguramente a Associação Desportiva mais representativa, popular, carismática e emblemática da Vila de Riba d’ Ave. Fundado em 28 de Janeiro de 1972, o clube foi-se adaptando aos novos tempos, com a construção das infra-estruturas no Parque das Tílias, com a sua cobertura, o alargamento do recinto do jogo, a construção das bancadas e demais beneficiações, vieram trazer ao Clube as condições necessárias para a prática e o desenvolvimento do Hóquei Patins em Riba d’Ave.

Depois das épocas históricas, e por todos lembradas com saudade, nomeadamente, as nossas passagens pela 1ª Divisão (10 presenças) e Final Four da Taça de Portugal (1997/1998), o clube andou muitos anos perdido na 2ª Divisão Nacional com passagens rápidas pela 3ª Divisão, mas transformou-se e conseguiu recuperar a sua identidade, a sua história, o seu orgulho.

Agora é o Clube da Associação de Patinagem do Minho com o maior número de atletas inscritos e em competição, tendo-se vindo a destacar nas equipas mais jovens, o que reflecte a aposta de futuro que tem vindo a ser feita. Esperemos que o futuro reserve ainda grandes feitos e conquistas para o Riba D’Ave Hóquei Clube.

Palmarés

– Competições Nacionais:

Campeonato Nacional da II Divisão – Campeão Nacional 1999/2000

Campeonato Nacional da III Divisão – Campeão Nacional 1992/1993

Campeonato Regional – Campeão Regional (1973 e 1974)

– Competições Regionais:

Taça Regional Norte Juniores – Campeão 2010/2011