A Guerra do Tabuleiro de Xadrez

O mês de Janeiro terminou com um grande fim de semana cultural em Riba de Ave. Desta vez, recebemos, no Salão Paroquial, o conceituado Grupo de Teatro Amador Camiliano, Grutaca, com a peça de teatro de António Pina, A Guerra do Tabuleiro de Xadrez.

Este grupo de teatro preparou o espaço com luz, som e cenário adequados e que em muito contribuíram para a beleza da peça. O texto, todo em verso e com rimas perfeitas, foi apresentado por personagens/atores magníficos que trouxeram a magia do palco até Riba de Ave.

As peças brancas enfrentaram as peças pretas que, por sua vez, defenderam o seu rei. O bobo arrancou gargalhadas à plateia, porque, afinal, esta guerra no tabuleiro de xadrez é a metáfora da guerra real que pelo mundo acontece. Tudo termina com uma mensagem intemporal de PAZ.

Foi uma noite deveras agradável, com um público dos 8 aos 80, que esperamos poder repetir em breve. Fica aqui o agradecimento sincero ao Pároco de Riba de Ave, Sr.Padre Vítor, pela pronta cedência do espaço e ao Município de Vila Nova de Famalicão pelo projeto de animação cultural que promove a arte performativa teatral, “Teatro n’aldeia”.